Financiamento da Ciência e Tecnologia e da Educação Superior Pública

Pesquisa

Este painel, desenvolvido pelos pesquisadores do centro Sou Ciência, tem como objetivo analisar o financiamento nas universidades e as políticas de financiamento da Ciência e Tecnologia, assim como o impacto das áreas no desenvolvimento econômico e social do país.
Entre as questões que tentamos responder, estão perguntas sobre o financiamento mais geral da educação superior no Brasil – Universidades Federais – e nos estados; e, mais especificamente, como se dá o financiamento da Ciência e da Tecnologia desenvolvidas nas universidades, com enfoque nas universidades públicas.
Por outro lado, queremos saber também como se dá o financiamento do sistema de C&T como um todo e qual  a composição proporcional dos recursos públicos e privados. Quais são as principais fontes de financiamento da Ciência brasileira, qual é o investimento real em Ciência e Tecnologia em relação ao PIB; se a comparação em termos do PIB deve ser utilizada para comparação com outros países,
Afinal, em quais setores estão sendo utilizados os recursos públicos e o orçamento da C&T no Brasil? Como são formuladas as políticas de CT&I e como são identificados os temas de pesquisa estratégicos ou portadores de futuro?
Entre outros pontos que este painel nos permite verificar, estão as proposições de novos modelos e estratégias para a solução dos problemas nacionais e áreas prioritárias de investimento em CT&I no Brasil, como se deu a organização dos Fundos Públicos e qual o impacto de sua utilização para o desenvolvimento, qual a real aplicação deles  em educação superior e C&T, com especial atenção ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Tudo isso, na verdade, para problematizar as concepções de CT&I que subsidiam as políticas em curso. A partir deste diagnóstico, é possível indicar e propor políticas públicas realmente voltadas ao desenvolvimento.
Estamos apenas no começo deste trabalho. Portanto, acompanhe este painel porque ele será, ao longo dos próximos anos, recheado de dados, análises e proposições.